quarta-feira, 3 de julho de 2013

John Bonham



Unanimidade entre os bateras, John Bonham é considerado um revolucionário da bateria do Rock ! Com fama de barulhento no começo de carreira, ele foi um cara que fez história no mundo da bateria e tem hoje uma legião de seguidores e imitadores do seu jeito de tocar. Além de vários adjetivos sobre ele que eu poderia destacar aqui, uma das características marcantes é a sua pegada, sua explosão ! Não acho que ele era marreteiro, ele tirava o som da bateria ! Uma coisa não tem nada à ver com a outra. E o fazia com pegada e precisão. O fato dele tocar com volume às vezes incomodava algumas pessoas. Tanto é que uma vez George Harrison disse pra ele: "Da próxima vez que eu estiver demolindo uma parede no meu quintal, vou ligar pra você." Ele era um músico extraordinário e criativo. E realmente tinha força. Penso que o que contribuiu com toda essa pegada, volume e força que ele tinha, foi o fato dele na adolescência ter trabalhado em construções com o pai dele. Você alguma vez já pegou numa enxada e bateu uma masseira ou concreto? Realmente esse trabalho exige muito das suas mãos e braços. O que consequentemente acaba preparando suas mãos para uma boa execução nesse instrumento. Portanto, se você pretente tocar com muita força e pegada, sugiro que você faça um estágio de pedreiro com seu vizinho que trabalha em construção civil.
Brincadeiras à parte, a realidade é que John Bonham fez história. E até hoje muitos de nós ficamos de cabelo em pé tentando entender determinadas passagens nas músicas do Led Zeppelin. Inclusive, até hoje estou querendo saber como ele tirava aquele som de caixa que só ele conseguia tirar. Um dia eu descubro. Viva o Rock'n Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário